Buscar
  • Pro House - Construção & Remodelação

Remodelar casa: conselhos e guia completo

Herdou uma casa? Comprou uma casa velha? Ou a sua casa precisa de umas (grandes) obras?  Independentemente da situação precisa de pensar seriamente numa remodelação. Total? Parcial? Remodelação de cozinha? Ou remodelação de casa de banho? Enfim, tudo depende do estado da casa, mas também do orçamento que dispõe.  Antes de mais, saiba que uma remodelação bem conseguida começa por uma boa preparação e método. Além de ter cautela, de modo a evitar algumas armadilhas que possam encarecer a fatura e fazer perder tempo.  Para o ajudar neste processo de remodelação, a Pro House partilha consigo todas as dicas, os custos, bem como os cuidados que deve ter. 

Queira ler os nossos conselhos antes de começar!



Renovar a casa: planear as obras.

Saiba antes de mais que é muito difícil remodelar um espaço onde vivemos. A poeira, a falta de conforto, os destroços, os móveis fora do lugar, a água cortada, etc… , pode rapidamente desmotivar qualquer um. Além disso, o trabalho tende a arrastar-se em comprimento. Da mesma forma que a renovação de uma casa de férias que fica a 600 km também é outra aventura, uma vez que não existe tanto controlo, apenas um ou outro fim de semana quando se vai lá. Em ambos os casos, é necessário ter muito bem preparado e planeado as várias etapas da remodelação, como também (tentar) respeitar um calendário para a realização da renovação. 


Se o planeamento é importante para a organização das obras e o tempo para se dedicar a ele, a estimativa do orçamento também não fica atrás, pois é igualmente importante. Se não considerou, anteriormente, várias opções, bem como as que correspondem aos seus desejos e ao seu budget, poderá ter sérios problemas com as contas, no final. 


Pense muito bem antes de começar



Não nos devemos atirar na remodelação de uma casa de cabeça baixa! Há que enfrentar a situação com forças e determinação, é algo que requer dinâmica e sobretudo (muita) vontade. 

Uma remodelação não implica necessariamente partir uma janela para resolver um problema de luminosidade: um novo look pode ser suficiente, tendo como base a mudança da cor das paredes e/ ou das fontes de iluminação artificiais. Mova os móveis, lave as paredes, troque as lâmpadas e veja se o seu desejo de renovação ainda está presente. Se depois destas pequenas mudanças estiver cansado, chateado, aborrecido, talvez seja sinal que não suporta mais obras em casa! Pense duas vezes antes de se meter nessa.


Realidade vs sonho!



Seja realista! 

Se sonha em ter uma casa envidraçada com 150 m², pode pensar em vender a sua casa e comprar outro bem imobiliário, antes de começar a remodelar. Há que ter consciência da realidade, dos factos e das circunstâncias e não querer levar sonhos loucos e quase impossíveis. Há que considerar a arquitetura, se é uma construção antiga, pequena, que tipo de chão, que tipo de paredes, que tipo de janelas… Enfim, todos estes detalhes encaixar-se-ão na nova remodelação, aliados aos seus desejos. Quanto mais realista e consciente for, menos salgada será a fatura. Por exemplo, desejar alterar equipamentos como a pia, o duche ou a sanita significa entrar em obras de canalização, pisos e paredes morosos e penosos.


Remodelar conforme o seu estilo de vida



Não se deve pensar numa remodelação sem antes se questionar sobre o nosso estilo de vida. Esqueça por um momento as grandes tendências decorativas, esqueça também os hábitos dos antigos proprietários, esqueça o que os outros irão pensar… A casa deve ser adaptada à sua família, aos seus rituais e aos seus gostos.

Faça uma retrospectiva do dia. Como vive? Quais são os principais momentos do seu dia? O que gosta de fazer? Quais são os seus passatempos? A que hora se deita e levanta? Gosta de receber pessoas em casa? 


A partir das suas necessidades, encontrará mais soluções técnicas e de planeamento. Finalmente, a cozinha aberta para a sala de estar é a sua onda? Ou será melhor fechar a cozinha? O duche no quarto é uma boa ideia? Como trazer luz a um espaço escuro? O quarto de um lado da casa, a casa de banho do outro, é confortável no dia a dia? Pense na organização, mas também na iluminação natural e artificial, nas distâncias e os campos de visão que terá a partir de cada divisão, para dentro e para fora.

Para uma remodelação 100% bem sucedida, não criar o projeto sozinho. Além de procurar inspiração e conselhos aqui e ali, bem como ao seu parceiro, não hesite em pedir ajuda profissional!



0 visualização

PRO HOUSE - CONSTRUÇÃO & REMODELAÇÃO

SOBRE A PRO HOUSE

 

Sobre Nós

Serviços

Obras

Orçamento

Simulador

Blog

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

geral@prohouse.pt       Tel: (+351) 218 248 316

  • Facebook icon
  • Instagram -icon
  • YouTube - icon
  • LinkedIn - círculo cinza

© 2020 Pro House - Construção & Remodelação | Exemplos Plurais Limitada - Alvará 88630-PAR, com sede na Rua da Galega nº12, 2730-207 - Barcarena, pessoa coletiva nº513 721 584